Melhorando a nevegação com DNS adequado

Sua navegação com a internet esta lenta?, há diveros fatores que pode estar influenciando no resultado de sua navegação, mas hoje iremos abordar um dos principais que é a adequada configuração do provedor de DNS.

Entendo rapidamente o que é DNS
O DNS (Domain Name System) ou Sistema de Resolução de Nomes nada mais é do que um recurso usado em redes TCP/IP que permite acessar computadores sem que o usuário ou sistema tenha conhecimento do endereço IP.
Este sistema permite o uso de nome (ou Domínios) ao invés de utilizar os endereços IPs, ou seja para acessar o google basta digitar na barra de endereços www.google.com.br e pronto o DNS fará tudo para vc, se não existisse ele voce teria que digitar 216.58.222.35. Agora imagine ter que decorar todos os IPs de todos os sites que voce navega no dia a dia.
Então é isso o DNS nada mais é que um conjunto de grandes bancos de dados distribuidos em servidores de todo o mundo que indicam qual IP pertence a um domínio.

Para tentar melhorar nossa navegação iremos usar uma ferramenta que irá fazer uma análise dos DNS e indicar qual DNS irá melhor atender nosso dispositivo.

Namebench (Open-source DNS Benchmark Utility)
O Namebench é um aplicativo que testa uma série de endereços de servidores DNS e sugere os mais rápidos para então o usu´ario configurá-lo. É um projeto da Google que realiza a pesquisa e análise de servidores DNS conforme o tipo de conexão, navegador utilizado, histórico de sites, provedor e região da execução do aplicativo.

O NAmebench poderá ser baixado CLICANDO AQUI onde está disponível para Mac OS X, Windows e Linux, em nosso exemplo irei executar o comando de instalação diretamente de minha distribuição Linux, mas fica a critério seu usar linha de comando ou baixar o pacote.

Vamos lá!

Execute o comando de instalação
# apt-get install namebench

Instalando o Namebench e suas dependências

Instalando o Namebench e suas dependências

É sugerido a isntalação de algumas dependencias, digite “S” e aperte “Enter” para prosseguir.

Finalizado a instalação execute o comando:
# namebench

Resultado do Namebench

Resultado do Namebench

Aguarde alguns minutos e ao final será mostrado a Configuração recomendada, que em meu teste o servidor do Google Public DNS-2 é o mais indicado, Sendo 102.1% mais rápido.

Bom tudo é válido para melhorar nossa internet, espero ter ajudado, deixe seu comentário e vote no artigo.

 

Gde Abç

Melhorando a nevegação com DNS adequado
Deixe sua opnião, avalie este post

Fernando Oliveira

Tecnólogo em Informática, Pós graduado em Mídias Digitais (CESUMAR) e Informática em Saúde (UNIFESP), MCP, MTA Redes, ITIL, Google Adwords e Analytics, ISO/IEC 20000, ISO/IEC 27002, Cloud Computing. Exin Certified Integrator Secure Cloud Services, Scrum e Six Sigma White e Yellow Belt.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *