Um resumo de como se preparar para a certificação de Fundamentos de Gerenciamento de Serviços de TI baseados na ISO/IEC 20000.
O gerenciamento de serviços de TI descreve o desenho, entrega, suporte e melhorias dos serviços relacionados a TI para suportar os resultados do negócio. O padrão internacional para o Gerenciamento de Serviços de TI, ISO 20000:2011, deixa claro o que é essencial: deve-se definir e acordar os requisitos de serviço, planejar os recursos para atender as exigências do negócio, suportar a entrega de serviços e fornecer valor para o cliente e para o provedor de serviço.
O certificado de Fundamentos de Gerenciamento de Serviços de TI descreve as principais informações e conceitos para o Gerenciamento de Serviços de TI baseados na ISO/IEC 20000, bem como suas relações com as outras áreas de gerenciamento de informações.
A conclusão bem sucedida do curso de Foundation in IT Service Management based on ISO/IEC 20000 é o pré-requisito necessário para a continuidade dos estudos. Há duas opções: Internal Auditor in IT Service Management based on ISO/IEC 20000 e Specialist in IT Service Management based on ISO/IEC 20000. O Specialist é focado nas atividades de Planejar, Executar e Validar do Ciclo de Deming (PEVA) e suporta os elementos de auditoria e melhoria (Agir) através do SGS. O certificado Specialist é um pré-requisito para o Expert e Master in IT Service Management based on ISO/IEC 20000, os próximos passos no programa de ITSM.
Detalhes sobre a certificação de Fundamentos de Gerenciamento de Serviços de TI baseado na ISO/IEC 20000
Os tópicos do curso Fundamentos incluem:
• Conceitos básicos de Gerenciamento de Serviços e frameworks de qualidade;
• O Sistema de Gerenciamento de Serviços (SGS) e do valor e da aplicação do ciclo PDCA;
• Os conceitos gerais em torno do desenho e transição de serviço;
• Objetivos, atividades e requisitos de qualidade dos processos de gerenciamento de serviços;
Pré-requisito(s)
Nenhum
Tipos de exame
Questões de múltipla escolha on-line ou em papel
Tempo de estudo recomendado
60 horas: isto inclui estudos à noite/lição de casa de 1-2 horas por noite.
Exercício(s) prático(s)
Não aplicável
Tempo permitido para o exame
60 minutos
Detalhes do exame
Número de questões: 40
Pontuação minima para aprovação: 65% (26 de 40)
Permitido consulta: Não
Permitido utilização de equipamentos eletrônicos: Não
Formas de realização do exame:
Presencial:
Person Vue – Clique aqui
Online:
EXIN Anywhere – Exames Online – Clique aqui
Fonte: Guia de Preparação Foundation in IT Service Management based on ISO/IEC 20000 [ITSM20F.PR] – Edição Dez/2015 EXIN disponível em https://www.exin.com/BR/pt/home/
Bom gente acho que com este artigo da para ter uma ideia sobre esta certificação.
Gde Abç