Entenda DNS sem muita firula

Servidores de DNS (Domain Name System)
Os serviços de DNS (Domain Name System – Sistema de Nomes de Domínios) da internet são, basicamente, grandes bancos de dados espalhados em servidores localizados em várias partes mundo. Quando você digita um endereço em seu navegador, como www.afpdo.com.br, seu dispositivo solicita aos servidores de DNS de seu provedor de internet (ou outros que você tenha especificado) que encontre o endereço IP associado ao referido domínio. Caso estes servidores não tenham esta informação, eles se comunicam com outros que possam ter.

Existem três tipos de resolução de nomes DNS:
Resolução recursiva;
Resolução interativa;
Resolução reversa.

Resoluções DNS

Resoluçãs DNS

Resolução recursiva:
O cliente DNS faz solicitação a um servidor DNS, utilizando nome completo do host, por exemplo, www.afpdo.com.br. O servidor DNS responderá ao cliente, o endereço IP do host ou um código de erro caso o endereço não seja resolvido.

Resolução interativa:
É a solicitação feita por um servidor DNS a outro, isto quando a solicitação não é encontrada em seu cadastro. Por exemplo a solicitação do DNS interno para o DNS externo.

Resolução reversa:
É a solicitação que retorna o nome completo do host, dado seu endereço IP. Por exemplo, o cliente DNS faz a solicitação de resolução reversa do endereço IP 200.203.150.15, a resposta desta solicitação na rede interna será blog.afpdo.com.br.

A resolução de nomes na internet funciona assim:

Resolução de Nomes

Resolução de Nomes

Entenda DNS sem muita firula
Até agora este artigo teve: 8 votos

Fernando Oliveira

Tecnólogo em Informática, Pós graduado em Mídias Digitais (CESUMAR) e Informática em Saúde (UNIFESP), MCP, MTA Redes, ITIL, Google Adwords e Analytics, ISO/IEC 20000, ISO/IEC 27002, Cloud Computing. Exin Certified Integrator Secure Cloud Services, Scrum e Six Sigma White e Yellow Belt.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *