/**google adsence */ #Dica Seu Ubuntu é 32 ou 64Bits? – AFPDO

#Dica Seu Ubuntu é 32 ou 64Bits?

Alguns comandos são simples e fáceis, porém dia após dia acabamos esquecendo de muitos, devido a grande gama de S.O. que trabalhamos. O post de hoje é justamente dois comandos  que nos ajudam muito na hora em que estamos instalando algo no pc, e surge a dúvida, o S.O. que esta instalado é o 32 bits ou 64 bits? e a arquitetura de meu hardware é 32 ou 64? e agora josé?Vamos lá

Primeiro vamos matar a dúvida da arquitetura instalada em nossa máquina, a arquitetura do Ubuntu.  Execute o seguinte comando:

# file /bin/bash | cut -d’ ‘ -f3

Comando para visualizar a arquitetura de seu Ubuntu instalado

Comando para visualizar a arquitetura de seu Ubuntu instalado

Pronto, simples não?. No meu caso a arquitetura do meu Ubuntu instalado e minha máquina é de 32 bits.

Agora ficou a dúvida, eu tinha certeza  de que minha máquina era 64 bits, então para acabar com essa dúbida vamos lá, execute o seguinte comando:

# lscpu

Arquitetura do Hardware da máquina

Arquitetura do Hardware da máquina

Como havia pensado no meu caso minha máquina tem o modo operacional da CPU em 32 bits e 64 bits. Por algum motivo marquei bobeira e não instalei o Ubuntu 64 bits.

Depois de ralar no modo Texto vamos verificar qual a versão da arquitetura do Ubuntu via Gráfico da vida tudo bonitinho:

Digite no seu Dash a palavra “monitor” que aparecera o Monitor de Sistemas que na sua primeira aba tras algumas informações sobre o SO instalado:

Monitor de Sistemas

Monitor de Sistemas

Informações do seu SO no gráfico

Informações do seu SO no gráfico

Gde abç

Andre Oliveira

Profissional de T.I., Especialista em Informática em Saúde, cpTICS, MCP, MTA Redes, ITIL, Google Certified Educator Level 2, ISO/IEC 20000, ISO/IEC 27002, Cloud Computing. Exin Certified Integrator Secure Cloud Services, Scrum e Six Sigma White e Yellow Belt.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *