#Dica Seu Ubuntu é 32 ou 64Bits?

Alguns comandos são simples e fáceis, porém dia após dia acabamos esquecendo de muitos, devido a grande gama de S.O. que trabalhamos. O post de hoje é justamente dois comandos  que nos ajudam muito na hora em que estamos instalando algo no pc, e surge a dúvida, o S.O. que esta instalado é o 32 bits ou 64 bits? e a arquitetura de meu hardware é 32 ou 64? e agora josé?Vamos lá

Primeiro vamos matar a dúvida da arquitetura instalada em nossa máquina, a arquitetura do Ubuntu.  Execute o seguinte comando:

# file /bin/bash | cut -d’ ‘ -f3

Comando para visualizar a arquitetura de seu Ubuntu instalado

Comando para visualizar a arquitetura de seu Ubuntu instalado

Pronto, simples não?. No meu caso a arquitetura do meu Ubuntu instalado e minha máquina é de 32 bits.

Agora ficou a dúvida, eu tinha certeza  de que minha máquina era 64 bits, então para acabar com essa dúbida vamos lá, execute o seguinte comando:

# lscpu

Arquitetura do Hardware da máquina

Arquitetura do Hardware da máquina

Como havia pensado no meu caso minha máquina tem o modo operacional da CPU em 32 bits e 64 bits. Por algum motivo marquei bobeira e não instalei o Ubuntu 64 bits.

Depois de ralar no modo Texto vamos verificar qual a versão da arquitetura do Ubuntu via Gráfico da vida tudo bonitinho:

Digite no seu Dash a palavra “monitor” que aparecera o Monitor de Sistemas que na sua primeira aba tras algumas informações sobre o SO instalado:

Monitor de Sistemas

Monitor de Sistemas

Informações do seu SO no gráfico

Informações do seu SO no gráfico

Gde abç

#Dica Seu Ubuntu é 32 ou 64Bits?
Até agora este artigo teve: 1 voto

Fernando Oliveira

Tecnólogo em Informática, Pós graduado em Mídias Digitais (CESUMAR) e Informática em Saúde (UNIFESP), MCP, MTA Redes, ITIL, Google Adwords e Analytics, ISO/IEC 20000, ISO/IEC 27002, Cloud Computing. Exin Certified Integrator Secure Cloud Services, Scrum e Six Sigma White e Yellow Belt.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *